Sábado, 28 de Março de 2009

Daphnia como modelo biológico

 

   A Daphnia é um animal fácil de cultivar em laboratório, possui um ciclo de vida curto (à volta de 60 dias), alta fecundidade, sendo fácil a obtenção de populações homogéneas em termos de tamanho, idade e sexo. As suas respostas biológicas fundamentais são muito semelhantes às humanas.É perfeitamente transparente de modo que os seus órgãos internos são bem visíveis ao microscópio óptico, podendo observar-se o batimento do seu coração.

    Estas qualidades fazem de Daphnia magna um excelente modelo biológico para testar medicamentos , na medida em que estes afectem o seu ritmo cardíaco.

 

   

 

    Face ao Exposto  propomo-nos a:

  

-     - observar em tempo real o efeito de várias concentrações de um medicamento sintético no ritmo cardíaco de Daphnia magna;
-     - comparar a acção de um medicamento sintético com a de um produto de origem natural homólogo no ritmo cardíaco de Daphnia magna.
- 
Esta actividade será realizada no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde (PES).
        Devido ao facto de existirem vários alunos que necessitam de tomar medicamentos regularmente, achamos que este será um ponto de interesse.
       Optamos por trabalhar este assunto para sensibilizar os nossos alunos para os perigos do uso incorrecto dos medicamentos e para a existência de alternativas de origem natural.
 

 

 

tags:
publicado por daphnia7 às 15:16
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


.posts recentes

. Daphnia como modelo bioló...

. Reprodução da Daphnia mag...

.arquivos

. Março 2009

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds